O IFC Brasil 2025 – International Fish Congress & Fish Expo Brasil estreia um novo e saboroso capítulo em sua 7ª edição: uma programação especial dedicada à gastronomia. Realizado de 2 a 4 de setembro, no Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu/PR, o evento apresenta pela primeira vez a Cozinha Show, em parceria com a Abrasel e apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (Setu), além do Corredor do Sabor e do 1º Festival da Tilápia.
A Cozinha Show terá vagas limitadas e inscrições presenciais, exclusivas para o público do evento. Ao longo dos três dias, chefs convidados pela Abrasel vão comandar aulas práticas que valorizam o pescado, apresentando receitas criativas e saborosas. Após cada demonstração, os participantes poderão degustar as preparações e interagir com os chefs.
Participam os chefs: Francielle Thaís (Colher de Ouro Eventos), Márcio Oliveira de Lima (Cartório Bar), Lucas Cavalcanti Guedes (restaurante Seldeestrela), Ive Nunes ( Capitão Bar) e Paulo Gaúcho ( Churrascaria do Gaúcho).
“A Cozinha Show integra as ações estratégicas do IFC Brasil para incentivar o aumento do consumo de pescados no mercado interno e aproximar a cadeia produtiva do consumidor final — da indústria à mesa —, mostrando diferentes formas de preparo e aproveitamento integral dos alimentos”, afirma Eliana Panty, CEO do IFC Brasil.
Segundo a executiva, o consumo per capita de pescado no Brasil está na média de 10,5 kg por ano, um número considerado baixo comparado à média mundial de 20,2 kg, segundo a FAO. “O consumo aumentou 60% nos últimos 20 anos, impulsionado pela busca por alimentos saudáveis e pela maior oferta de peixes, especialmente a tilápia. Temos muito para crescer no mercado interno", pontua.
Gastronomia como elo da cadeia
Parceira da iniciativa, a Abrasel responde pela curadoria dos chefs e reforça a importância da gastronomia regional no evento.
“O Oeste do Paraná é um dos maiores produtores de pescado do Brasil. O nosso carro chefe é a tilápia e hoje produzimos aproximadamente 200 mil toneladas anuais. Nossos chefs associados vão mostrar na Cozinha Show a força do pescado, a diversidade de ingredientes e evidenciar os sabores da gastronomia regional”, destaca Márcio Oliveira, Presidente da Abrasel Oeste do Paraná.
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) desempenha um papel fundamental na gastronomia do Paraná, representando o setor de bares e restaurantes e promovendo a melhoria da qualidade dos serviços e da experiência gastronômica no estado.
Novo eixo do evento
A Cozinha Show soma-se a outras atrações voltadas à gastronomia no IFC Brasil 2025. Entre elas, o Corredor do Sabor — espaço dedicado à agricultura familiar, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) —, o 1º Festival da Tilápia e o tradicional Festival do Tambaqui, em parceria com a ACRIPAR.
O 1º Festival da Tilápia, previsto após a solenidade de abertura do IFC Brasil, marcará também o início da Semana do Pescado (01 a 15/09), campanha nacional que estimula o consumo de peixes. Para a ocasião, o renomado chef Tyales Veiga assinará um prato especial, que será servido ao Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
📅 Programação – Cozinha Show | IFC Brasil 2025
02 de setembro – 15h30min
👨🍳 Chef: Francielle Thaís – Colher de Ouro Eventos
🍽 Prato: Brisa do Rio
📝 Descrição: O prato combina o delicado lombo de tilápia com purê rústico de batata-doceroxa. É regado por um molho leve e cítrico e finalizado com crocante de castanha. Uma receita que traduz frescor, textura e brasilidade em cada garfada.
📷 Instagram: @colherdeouro_eventos
02 de setembro – 17h
👨🍳 Chef: Márcio Oliveira de Lima– Cartório Bar
🍽 Prato: Tilápia do Enamorada
📝 Descrição: Prepare-se para saborear uma tilápia irresistível, acompanhada de um cremoso aligot de mandioca. A receita é finalizada com uma calda de morango picante, que equilibra doçura e intensidade. Uma combinação única para encantar o paladar.
📷 Instagram: @cartorio_foz e @cartorio_guaira
03 de setembro – 15h30min
👨🍳 Chef: Lucas Cavalcanti Guedes – Seldeestrela
🍽 Prato: Arroz paraense com bacalhau da Amazônia e crocante de castanha-do-Pará
📝 Descrição: O arroz ganha sabor com tucupi, jambu, açafrão-da-terra e chicória, criando uma base aromática e vibrante. O Bacalhau da Amazônia, feito de pirarucu seco, é refogado com temperos, pimentões e cubos de banana-da-terra, equilibrando salgado, doce e picante.
📷 Instagram: @seldeestrela
03 de setembro – 17h
👨🍳 Chef: Ive Nunes – Capitão Bar
🍽 Prato: Moqueca do Capitão
📝 Descrição: A tilápia é preparada em um molho cremoso de leite de coco, pimentões, tomates e cebolas, realçado com azeite de dendê e caldo de peixe. O prato ganha frescor com coentro e acompanha um vinagrete de banana-da-terra madura, que equilibra doçura e acidez. Para completar, uma farofa de dendê adiciona sabor e crocância típicos do Brasil
📷 Instagram: @capitaobarfoz
04 de setembro – 15h30min
👨🍳 Chef: Paulo Gaúcho – Churrascaria do Gaúcho
🍽 Prato: Releitura do Pirá de Foz
📝 Descrição: Nesta versão especial, o tradicional surubim dá lugar à tilápia empanada e recheada com três queijos, servida com purê de mandioca e salteado de cebola roxa e pimentões coloridos. Mais do que uma releitura, é uma explosão de sabores com o peixe que é a cara do Paraná.
📷 Instagram: @churrascariagaucho
Evento estratégico para negócios e inovação
Em sua 7ª edição, o IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo deve reunir cerca de quatro mil participantes, entre lideranças da indústria e do mercado, aquicultores, cadeia de suprimentos, investidores, food service, profissionais do setor e formadores de opinião. O objetivo é discutir os desafios e as oportunidades do setor, gerar negócios e promover relacionamento.
A programação inclui mais de 30 horas de conteúdo técnico e conjuntural, com mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais, além de ações de incentivo ao consumo de pescados e lançamentos de soluções e tecnologias.
“Teremos quase 100 empresas expositoras, trazendo inovação, networking e oportunidades concretas de negócios na VII Fish Expo, nos três dias de evento, das 13h às 20h”, destaca Eliana Panty, CEO do IFC Brasil.
Uma das novidades da edição 2025 é a Arena Fish, espaço dedicado à apresentação de soluções práticas de empresas e instituições para os desafios enfrentados pelo setor aquícola.
Serão 10 eventos simultâneos, entre eles:
Protagonismo global
O mercado de pescados no Brasil tem um enorme potencial de crescimento, impulsionado pela vasta costa marítima, abundância de rios e lagos, além da crescente demanda por alimentos saudáveis e sustentáveis.
“Um dos grandes diferenciais do Brasil é o nosso mercado interno com mais de 200 milhões de consumidores. Precisamos explorar isso de forma mais efetiva para elevar o consumo de pescado. O aumento no consumo em 1 kg/hab/ano, coloca a necessidade de produzir pelo menos mais 500 mil toneladas de peixe vivo. Isso representa mais de 50% do que a aquicultura brasileira produz atualmente. Casar esta estratégia com a abertura de novos mercados é o segredo para acelerar a produção e atrair investimentos no setor”, avalia o presidente do evento, Altemir Gregolin.
Apoio e patrocínios:
A 7ª edição do IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil é correalizada pela Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a sua Fundação, a Funpar.O IFC Brasil 2025 tem o patrocínio do IFPR (Instituto Federal do Paraná), do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), da Itaipu Binacional, da Copel (Companhia Paranaense de Energia), do Governo do Paraná, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Caixa Econômica Federal, Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.Apoiam o IFC Brasil a ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura), Unila (Universidade Federal da Integração) e Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país."
CNPJ: 10.500.653/0001-93
Política de cancelamento