Uma comitiva formada por 80 piscicultores e 35 profissionais da área técnica da Copacol marcará presença no VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil, que será realizado de 24 a 26 de setembro, em Foz do Iguaçu/PR. Referência nacional na produção de tilápia e pioneira entre as cooperativas no sistema integrado de peixes, a Copacol é parceira do IFC Brasil desde a primeira edição, em 2019.
O IFC Brasil contará com sete eventos simultâneos: o Congresso Internacional de Aquicultura, a Feira de Tecnologias e Negócios, a 2ª edição do Aquacultura 4.0, promovida pela Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Digital, a 2ª Rodada Internacional de Negócios, em parceria com a Apex Brasil e a Abipesca, a apresentação de trabalhos científicos, organizada pela Unioeste e Unila, a 3ª edição de Mulheres da Aquicultura e o Workshop sobre Sistema de Recirculação de Água (RAS), organizado em parceria com a empresa BluEco Net, a Unioeste e o Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha.
Os integrados da Copacol vão conhecer de perto as novas tecnologias do setor, compartilhar conhecimento com outros produtores e acompanhar os paineis e palestras sobre as tendências, desafios e oportunidades da cadeia produtiva de pescados. O evento também é uma oportunidade para atualização da equipe técnica da cooperativa, responsável por levar informações ao produtor para melhorar a performance no campo. “As experiências obtidas no IFC proporcionam resultados a campo, com o aprendizado de técnicas de manejo e conhecimento de tecnologias do mercado que influenciam no dia a dia do nosso cooperado. Além disso, nossos técnicos têm a oportunidade de aperfeiçoar a formação a partir dos encontros com profissionais de todo o Brasil. É uma cooperação mútua de troca de conhecimento”, afirma o gerente da Integração de Piscicultura da Copacol, Nestor Braun.
Com o maior volume de abate de tilápia da América do Sul e 286 cooperados na região de atuação, a Copacol processa cerca de 190 mil tilápias ao dia nas duas Unidades Industriais - em Nova Aurora e Toledo. Para suprir toda essa demanda, a Cooperativa conta com duas UPAs (Unidade de Produção de Alevinos), em Nova Aurora e em Quarto Centenário. A safra em 2023 foi de 56,2 milhões de alevinos na UPA de Nova Aurora; a UPA de Quarto Centenário iniciou a operação em outubro de 2023, com meta de produzir 50 milhões de alevinos anualmente, com um sistema único na América que une alto desempenho com sustentabilidade.
Sobre o IFC Brasil
O IFC Brasil reúne todos os elos da cadeia produtiva para discutir os desafios e as oportunidades da cadeia do pescado e gerar negócios. Desta forma, o encontro congrega empresários, aquicultores, agentes dos mercados do varejo e food service, prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião. Em sua sexta edição, o evento é reconhecido por oferecer o melhor ambiente de negócios, debates e networking do setor.
Patrocínios e Apoios
O IFC Brasil é correalizado pela Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a sua Fundação, a Funpar.
Patrocinam o IFC Brasil: CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), Governo Federal, Sistema CFMV/CRMV`s, Sanepar, Copel Energia, Governo do Paraná, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Apoiam o IFC Brasil a APEX Brasil, ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura) e Unila (Universidade Federal da Integração).
CNPJ: 10.500.653/0001-93
Política de cancelamento