Últimas notícias

Balanço: IFC 2023 quebra recordes e reforça potencial do mercado brasileiro de pescados

17/10/2023 12:38:01 Compartilhar:
Balanço: IFC 2023 quebra recordes e reforça potencial do mercado brasileiro de pescados

Os números expressivos do International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2023 mostram a força do evento como o maior fórum de debates e negócios do setor e refletem o potencial da própria aquicultura brasileira no mercado global.

O maior encontro da aquicultura e pesca vem quebrando recordes de participação e expositores a cada ano e já projeta uma edição ainda maior em 2024, prevista para os dias 24, 25 e 26 de setembro.

A quinta edição, realizado nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2023, em Foz do Iguaçu – PR, gerou 180 milhões em negócios, reuniu 3.100 congressistas presencial e online de todo o Brasil e dos países vizinhos, 150 empresas expositoras e patrocinadoras, 52 conferencistas de 12 países, 21 horas de conteúdo e 130 projetos inscritos no evento científico.

“O IFC se consolidou como o melhor ambiente de negócios e o mais importante fórum de discussões, troca de informações e conhecimento sobre os caminhos para o desenvolvimento da cadeia do pescado do país”, afirma o ex-ministro da pesca e presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin.

O palco da cerimônia de abertura reuniu autoridades e lideranças de peso, entre eles: o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho; a Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Muller; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e os deputados federais Luiz Nishimori, Presidente da Frente Parlamentar Mista de Aquicultura e Pesca do Congresso Nacional, e Elton Welter, além de representantes do setor.

Oportunidades para o Brasil

O mercado de pescado do Brasil é a mais nova e promissora fronteira de produção de alimentos na agropecuária do país. Os recursos naturais abundantes e ampla biodiversidade aquática mostram o potencial gigantesco a ser desbravado, conforme aponta Gregolin.

“Temos uma demanda mundial crescente e um mercado interno com grande potencial, além de condições naturais invejáveis, como a maior reserva de água doce do mundo, uma extensa costa, produção de milho e soja para ração, espécies nobres e uma massa crítica na área técnica. O Brasil pode produzir mais de 20 milhões de toneladas/ano, segundo a FAO”, cita.

Segundo ele, outro fato que aponta as novas oportunidades para o Brasil é que o Sudeste Asiático, responsável por 89% da produção aquícola mundial, está reduzindo o ritmo de crescimento por limitações na expansão geográfica, problemas ambientais, riscos sanitários e de matéria-prima para ração.

A fala do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho, na abertura do evento, foi na mesma direção: “O mundo vai precisar aumentar a produção de alimentos em 20% na próxima década e 70% disso será produzido na América Latina. Nós temos uma responsabilidade com a segurança alimentar do planeta e o Paraná vem se consolidando também nessa importante cadeia de proteína animal".

180 milhões em negócios

A Fish Expo figura no topo do ranking das maiores feiras de negócios do setor da América Latina. Somando às rodadas de negócios realizadas pela Apex, gerou 180 milhões em negócios em 2023 - as cifras representam quase o dobro do valor registrado em 2022.

“Esta edição atraiu os principais players do mercado brasileiro e multinacionais presentes nos cinco continentes. Empresas americanas, chilenas e de empresários vindos de países do Oriente Médio, Ásia e América do Norte vem mostrando cada vez mais interesse nas tecnologias inovadoras das empresas brasileiras ou instaladas no país, que podem potencializar a produtividade mundial. Queremos fazer do pescado brasileiro uma proteína competitiva com os maiores players globais”, destaca a CEO do IFC Brasil & Fish Expo, Eliana Panty.

As rodadas com compradores internacionais convidados pela ApexBrasil geraram mais de R$ 80 milhões em negócios. Os encontros conectaram compradores da China, Estados Unidos, Uruguai e Emirados Árabes Unidos com 14 empresas de todas as regiões do país, arregimentadas pela Peixe BR e pela Abipesca. O objetivo das rodadas, que integram a programação oficial do IFC Brasil, é ampliar as exportações e abrir novos mercados para o pescado brasileiro.

CITAR LINK: https://ifcbrasil.com.br/noticia/242/rodada-da-ape...

Sobre o IFC Brasil

Correalizado pela Fundep e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), O IFC Brasil 2023 tem o patrocínio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Itaipu Binacional; Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Ministério da Pesca e Aquicultura; Copel (Companhia Paranaense de Energia; Fomento Paraná; BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul) e OCEPAR (Organização da Cooperativas do Paraná). O evento é realizado com o apoio da APEX , MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão); CAMARÃO BR (Associação Nacional da Cadeia Produtiva do Camarão); Unila (Universidade Federal da Integração) e UFPR (Universidade Federal do Paraná.

Coorganização

FUNDEP - International Fish Congress & Fish Expo Brasil
Unioeste - International Fish Congress & Fish Expo Brasil

Patrocínio

Sebrae
Itaipu Binacional
BRDE
Copel - Pura Energia
Ocepar
Fomento Paraná
Sanepar + Governo do Paraná
Banco do Brasil
Caixa
Ministério de Pesca

Expositores

ABCC
Abipesca
Itaipu Binacional
Adisseo
Fomento Paraná
Agricotec
Alambrados top
Altamar
Ambar Amaral
AMMCO
Anpario
Apex
Aqua Germany
Aquaculture Brasil
Aquário de Ideias
ATMA
Azomite
Bacalhau da Noruega
Banco do Brasil
BCF
Beneluz
Bernaqua
Biomonetize
BIOSYN
Bistro do Peixe
Bonkoski
Brazilian Fish
BRDE
Brusinox
BTJ Aqua
ByFISH
ByLysis
C.Vale
Caixa
Camarão BR
Cardinal
CDIAL HALAL
Celera Genetics
Cipatex
Cocari
Codeline
Comunicagro
Copacol
Copel
Cresol
DE HEUS
Docs Energy
Dosetec
Elanco
Embrapa
Engpesca Radio Web
Epicore
Feed & Food
Frescatto
Friocenter
Fundep
General System
GL Máquinas
GRASP
Hipra
Imeve
Inata
Integrada
Itaipu
Map Aqua
Mar & Rio Pescados
Marel
Marine Equipment
Mcassab
Meu Pescado
MF couros
Ministério da Pesca
MQ Pack
MSD
Multipesca
Netuno
Nexco
Nilo
Nutrinews
Nutritec
O Presente Rural
Ocepar
Panorama da Aquicultura
Patense
PATURI
PCI Gases
Peixe BR
Phibro
Polinutri
RAGUIFE
RotoAqua
Safeeds
Sample
Sanepar + Gov Paraná
Sanvet
Seafood
Sebrae
Sedap Gov Pará
Sismetro
Smarterfishing
Solsten
Suiaves
Superbac
Supra
Textil Sauter
Tilabras
Tilápia Leather
Trevisan
UFPR
Unila
Unioeste
Zoetis
IFC

IFC - International Fish Congress Online

Fish Expo Brasil - De 24, 25 e 26 de setembro de 2024, Foz do Iguaçu/PR

CNPJ: 10.500.653/0001-93

Política de cancelamento
IFC International Fish Congress - Todos os Direitos Reservados - 2024
Desenvolvido por: BRSIS