Últimas notícias

Copacol: Piscicultores e equipe técnica buscam conhecimento no IFC

27/09/2023 13:18:46 Compartilhar:
Copacol: Piscicultores e equipe técnica buscam conhecimento no IFC

Referência nacional na produção de tilápia, a Copacol não poderia ficar de fora da edição 2023 do IFC (International Fish Congress & Fish Expo Brasil), realizado em Foz do Iguaçu de 19 a 21 de setembro. Uma comitiva composta por 60 produtores e aproximadamente 25 profissionais da área técnica da Cooperativa participaram da feira e exposição internacional.

Durante os três dias de programação o reuniu todos os elos da cadeia produtiva, como empresários, aquicultores, armadores de pesca, agentes do mercado (varejo e food service), prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião. Toda a cadeia do pescado reunida por um único objetivo, gerar negócios.

De acordo com a supervisora da Integração Peixes da Copacol, Juliana Losch, que acompanhou equipe técnica e produtores, a participação de todos foi de grande valia, pois só assim eles conseguem mensurar a dimensão do mercado o qual eles atuam. "Os integrados tiveram a oportunidade de ver de perto as novas tecnologias voltadas para a atividade, as novidades que surge a cada ano, e que eles têm à disposição. Nós enquanto Copacol estamos atentos a toda essa evolução para que sempre possamos oferecer o que há de melhor aos nossos produtores", frisa Juliana.

O superintendente de Produção da Copacol Irineu Dantes Peron e o gerente da Integração Peixes, Nestor Braun, também acompanharam produtores e equipe técnica no evento.

PRODUTORES

Entre os produtores que participaram, está o cooperado Pedro Avancini de Nova Aurora, que participou pela primeira vez. "Um evento muito tecnificado voltado para a nossa atividade. Com essa iniciativa da Copacol de nos proporcionar esse conhecimento, vamos levar para nossa propriedade tudo que agregarmos aqui", conta.

Genésio Moratelli de Jateasse município de Tupãssi, foi outro piscicultor que buscou conhecimento na feira. Segundo ele que participou no ano passado, houve muitas mudanças, ou seja, obteve novas informações e isso mostra que o produtor deve ficar sempre atento a essas variações, porque as mudanças são constantes.

CONHECIMENTO TÉCNICO

Além de se preocupar com a capacitação do produtor, é importante também atualizar a equipe técnica, uma vez que, é ela que tem a responsabilidade de levar informações ao produtor quanto as técnicas de manejos mais adequadas para o bom desempenho da atividade.

"É bom poder participar do IFC, no evento temos a oportunidade de ficar apar das tecnologias que vão surgindo, conhecer os produtos que estão disponíveis para o produtor melhorar sua performance no campo, além das palestras que também agregam em nosso conhecimento. Além disso podemos estar junto com o produtor na feira, compartilhando ideias e atuando juntos para melhorar os resultados", destaca a engenheira de Pesca Daiane Cavalli, que compartilhou com os produtores sua participação no evento.

NO CAMPO E NA INDUSTRIA

Pioneira entre as Cooperativas no sistema integrado de peixes, a Copacol é uma referência neste segmento. Consolidada, a piscicultura se tornou uma alternativa de renda e diversificação da propriedade rural para 286 cooperados na região de atuação.

Com o maior volume de abate de tilápia da América do Sul, a Copacol processa 185 mil tilápias ao dia nas duas Unidades Industriais - em Nova Aurora e Toledo.

Para suprir toda essa demanda, a Cooperativa conta com a UPA (Unidade de Produção de Alevinos), em Nova Aurora, cuja produção foi de 41,5 milhões de alevinos na safra 2022. A nova UPA entrará em operação este ano em Quarto Centenário, com capacidade para produzir mais 50 milhões de alevinos a cada safra.

Fonte: Copacol

Coorganização

FUNDEP - International Fish Congress & Fish Expo Brasil
Unioeste - International Fish Congress & Fish Expo Brasil

Patrocínio

Sebrae
Itaipu Binacional
BRDE
Copel - Pura Energia
Ocepar
Fomento Paraná
Sanepar + Governo do Paraná
Banco do Brasil
Caixa
Ministério de Pesca

Expositores

ABCC
Abipesca
Itaipu Binacional
Adisseo
Fomento Paraná
Agricotec
Alambrados top
Altamar
Ambar Amaral
AMMCO
Anpario
Apex
Aqua Germany
Aquaculture Brasil
Aquário de Ideias
ATMA
Azomite
Bacalhau da Noruega
Banco do Brasil
BCF
Beneluz
Bernaqua
Biomonetize
BIOSYN
Bistro do Peixe
Bonkoski
Brazilian Fish
BRDE
Brusinox
BTJ Aqua
ByFISH
ByLysis
C.Vale
Caixa
Camarão BR
Cardinal
CDIAL HALAL
Celera Genetics
Cipatex
Cocari
Codeline
Comunicagro
Copacol
Copel
Cresol
DE HEUS
Docs Energy
Dosetec
Elanco
Embrapa
Engpesca Radio Web
Epicore
Feed & Food
Frescatto
Friocenter
Fundep
General System
GL Máquinas
GRASP
Hipra
Imeve
Inata
Integrada
Itaipu
Map Aqua
Mar & Rio Pescados
Marel
Marine Equipment
Mcassab
Meu Pescado
MF couros
Ministério da Pesca
MQ Pack
MSD
Multipesca
Netuno
Nexco
Nilo
Nutrinews
Nutritec
O Presente Rural
Ocepar
Panorama da Aquicultura
Patense
PATURI
PCI Gases
Peixe BR
Phibro
Polinutri
RAGUIFE
RotoAqua
Safeeds
Sample
Sanepar + Gov Paraná
Sanvet
Seafood
Sebrae
Sedap Gov Pará
Sismetro
Smarterfishing
Solsten
Suiaves
Superbac
Supra
Textil Sauter
Tilabras
Tilápia Leather
Trevisan
UFPR
Unila
Unioeste
Zoetis
IFC

IFC - International Fish Congress Online

Fish Expo Brasil - De 24, 25 e 26 de setembro de 2024, Foz do Iguaçu/PR

CNPJ: 10.500.653/0001-93

Política de cancelamento
IFC International Fish Congress - Todos os Direitos Reservados - 2024
Desenvolvido por: BRSIS