Um Painel sobre "Gestão de recursos pesqueiros : passado e futuro" vai reunir dois dos maiores especialistas no assunto Dr. Fabio Hazin, Ex. Secretário Nacional da Pesca, do Ministério da Pesca e Aquicultura, e Ministro da Pesca e Aquicultura (interino), hoje professor e orientador da Universidade Federal do Pernambuco e Johán H Williams especialista em Política e Gestão de Pesca da NORUEGA. O Painel integra a programação do IFC Digital - International Fish Congress que será realizado de 01 a 03 de dezembro, o primeiro Congresso Internacional da Cadeia do Pescado em ambiente híbrido e virtual.
Especialista Brasil
Dr. Fábio Hazin formado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE e concluiu doutorado em Ciência e Tecnologia Marinha / Oceanografia Pesqueira, da Universidade de Ciência e Tecnologia Marinha de Tóquio.
O palestrante fez pós-doutorado em avaliação de estoque de recursos pesqueiros pelágicos e altamente migratórios, no Southeast Fisheries Science Center / NMFS / NOAA, Miami- EUA (2002); e um curso de especialização em Direito Internacional do Mar (2010), na Rhodes Academy (Centro de Direito e Política dos Oceanos / Escola de Direito da Universidade da Virgínia; Instituto Egeu de Direito do Mar e Direito Marítimo; Direito do Mar Instituto da Islândia; Instituto Max Planck; e Instituto Holandês para o Direito do Mar). Atualmente é Professor Titular da UFRPE, lecionando no Curso de Graduação em Engenharia Pesqueira, no Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, na UFRPE, e na Pós-Graduação Programa de Oceanografia (Mestrado e Doutorado), na UFPE, onde orienta diversos Mestrados. e Ph.D. alunos. Atualmente é Coordenador Científico da Estação de Pesquisa Arquipélago de São Pedro e São Paulo (desde 2000).
De janeiro a setembro de 2015, foi Secretário Nacional da Pesca, do Ministério da Pesca e Aquicultura, e Ministro da Pesca e Aquicultura (interino). De 1995 a 2005, atuou como Coordenador para a Região Nordeste do Programa REVIZEE - Programa Nacional de Avaliação dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva do Brasil.
Entre 2008 e 2009, ele presidiu o processo de negociação da FAO para a adoção do Acordo da FAO sobre Medidas do Estado do Porto; e entre 2013 e 2014, a negociação das Diretrizes da FAO para a Pesca de Pequena Escala. De 2004 a 2012, presidiu o Comitê Estadual de Acompanhamento de Incidentes de Tubarão e, no mesmo período, foi também Diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE. De 2007 a 2011, foi presidente da Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico - ICCAT e também da Sociedade Brasileira de Engenharia Pesqueira. Desde 2012, ele preside o Painel 4 do ICCAT (peixes-espada, peixes-bico, tubarões e espécies acessórias). Em 2011, a convite da FAO, presidiu à avaliação de desempenho da Comissão das Pescas do Atlântico Centro-Leste - CECAF e da Comissão das Pescas do Sudoeste do Oceano Índico - SWIOFC. Entre 2011 e 2012, ele também presidiu as avaliações de desempenho da NAFO- Northwest Atlantic Fisheries Organization; e da WCPFC- Comissão de Pesca do Pacífico Ocidental e Central. A convite da FAO, de 2019 a 2020, fez a avaliação final das Áreas do Projeto FAO / GEF Além da Jurisdição Nacional - ABNJ Tunas.
Especialista Noruega
O painelista Johán H. Williams tem histórico de longa data na indústria pesqueira, que começou com a empresa de processamento de peixes e embarcações de pesca de sua família. Johán passou dois anos como pescador e trabalhador de uma fábrica de peixes antes de se tornar um estudante e assistente de pesquisa no Norwegian College of Fisheries na Noruega. Williams ingressou no Ministério da Pesca da Noruega em 1977. De 1980 a 1988, Williams serviu na Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento NORAD, nos últimos 4 anos como Chefe da Divisão de Pesca. Em 1988, foi nomeado Conselheiro de Pesca do Conselho de Ministros Nórdico em Copenhague, Dinamarca, de 1988 a 1994.
Em 1994, Johán H Williams voltou ao Ministério Real da Pesca da Noruega como consultor no Departamento de Gestão e Planejamento de Recursos e, portanto, foi o Diretor Geral do renomeado Departamento de Gestão de Recursos e Oceânicos de 1997 a 2011. Entre outras áreas, a responsabilidade pelas pescas norueguesas gestão de recursos e política de estrutura da frota pesqueira.
A partir de 1995 ele liderou as delegações norueguesas à FAO / COFI, bem como várias negociações de cotas. Ele foi Presidente do Comitê de Pesca e Aquicultura da FAO (COFI 31) de 2012 a 2014 e Presidente da Comissão de Pesca do Atlântico Nordeste de 2011 a 2016. Em 2013-14, ele foi membro da Parceria Global do Banco Mundial para o Painel da Fita Azul do Oceano. Em 2017, Williams foi eleito para presidir o Comitê Técnico TC 234 da Organização Internacional de Padrões (ISO) "Pesca e Aquicultura"
Williams atua como consultor de muitas organizações e países, principalmente de 2004 a 2012, como conselheiro do Governo do Vietnã na implementação de sua nova legislação de pesca. De 2010 a 2017, ele chefiou o Programa de Cooperação Brasil-Noruega em Pesca e Aquicultura. .Johán H. Williams recebeu seu M.Sc. Doutor em Pesca pela Norwegian Fisheries College University.